terça-feira, 16 de julho de 2013

Sonic Youth versão fatiada na Matador Records; agora Kim Gordon mostra as garras




Certamente nenhum fã de Sonic Youth pensou que mesmo com o temporário fim da banda seus integrantes deixariam de produzir música. Até porque só a carreira do Sonic Youth já é suficientemente prolífica como prova e, o Sonic Youth não sendo o bastante, eles sempre estavam envolvidos com outros projetos. Após o rompimento, a turnê solo de Thurston Moore veio ao Brasil em abril de 2012 apresentando o álbum ‘Demolished Thoughts’ (2011, Matador Records), pouco convencional pelo que muito se conhecia do estilo barulhento de Moore/Sonic Youth, por trazer canções de clima mais intimista. E ele segue com uma nova banda, a Chelsea Light Moving.

Este mês, mais precisamente nos próximos dias 18, 19 e 20, São Paulo irá receber a turnê sul-americana de Lee Ranaldo, apresentando seu mais recente disco solo ‘Between the Times and the Tide’ (2012, Matador Records). O baterista e igualmente (ex-) membro do Sonic Youth, Steve Shelley, acompanha Ranaldo na turnê.

A mesma Matador Records anunciou recentemente que será lançado no dia 10 de setembro o novo trabalho musical de Kim Gordon, o duo Body/Head (a banda Free Kitten foi um dos projetos paralelos divulgados antes da separação oficial da banda no final de 2011). Ao lado de Bill Nace, ela formou o Body/Head em 2012. No início era um duo de música basicamente instrumental fazendo apresentações experimentais multimídia. Eles se preparam agora para o lançamento do primeiro disco, ‘Coming Apart’, que é duplo e traz Kim nos vocais. E parece que nele o clima intimista passa mais longe.

Naturalmente noise, e por isso recordando Sonic Youth no palco, a performance abaixo revela o apelo de um fã na plateia: "Please, come back!". Nem mesmo a imprensa musical, no geral, parou até agora de chamar de "projetos" os trabalhos dos ex-integrantes do ícone alternativo. Ao que parece, para a imprensa e para os fãs, eles não foram, eles ainda são o Sonic Youth.




Nenhum comentário: